Manchar qualquer peça do guarda-roupa é desesperador. Você lava várias vezes, deixa de molho, usa alvejante, água sanitária e, no fim, só danifica a roupa. Para evitar o seu desgaste e o do vestuário, o Tempo de Mulher separou algumas dicas bem fáceis e eficientes.
Mancha de vinho, café ou molho
Assim que a roupa for manchada, se não puder tirar a peça e deixar na água fria, esfregue uma pedra de gelo no local e quando chegar em casa deixe de molho.
Outra opção é por água com gás na mancha e secar com papel toalha. Caso a mancha seja de molho de soja, esfregue nabo cru.
Mancha de gorduraColoque no local manchado uma gema dissolvida em um pouco de água. A dica também vale para manchas de mercúrio.
Outra possibilidade é aplicar uma gota de detergente neutro, esfregar e deixar na água. A gordura também pode ser retirada colocando talco e toalha de papel por cima. Além dos truques caseiros, existe o produto Semorin. Disponível nos supermercados, ele resolve o problema, mas não pode ser usado enquanto a roupa estiver no corpo.
Mancha de suor
Ferva a peça com água e algumas fatias de limão por alguns minutos, depois escorra e esfregue bem o local manchado com sabão em pó e enxague.
Mancha de sangue
Se o sangue já estiver seco, lavar com água fria e água oxigenada ou alvejante, que ajuda bastante a sair. O ideal, principalmente em peças íntimas, é passar um sabonete branco molhado e esfregar. Depois coloque a roupa de molho e troque de hora em hora. Esse é o tipo de mancha que é preciso insistir várias vezes no enxágue e na limpeza até que a mancha saia.
Mancha de Batom
É muito simples, é só aplicar álcool sobre a mancha e depois lavar normalmente.
Mancha de ferro de passar
Para retirar o amarelado do ferro de passar, aplique um chumaço de algodão embebido de água oxigenada sobre o tecido. Depois lave normalmente.
Mancha de frutas
Aplique leite fervendo e a mancha sairá facilmente. Outra opção é misturar água morna com vinagre branco.