“Temos duas instituições altamente competitivas. Não adianta ter dois hospitais e nenhum dos dois ter sobreaviso 24 horas”.
Foi realizada nesta terça-feira (21) na Assoleste – Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas, uma importante reunião com a presença do Secretário de Estado da Saúde Dr. Antônio Jorge de Souza Marques, que visitou pela primeira vez a região, principalmente os dois hospitais de Mantena.
O Secretário Dr. Antonio Jorge, acompanhado do presidente da Assoleste e prefeito de Mantena, Wanderson Coelho; do presidente do Consonorte e prefeito de Itabirinha, Dêgo Reis; do Secretário Municipal de Saúde de Mantena, Dr. Roberto Jório; da Superintendente da Regional de Saúde de Governador Valadares, Sra. Sheila Furbino, visitaram o Hospital Evangélico e o Hospital São Vicente de Paulo, onde pôde ver de perto toda estrutura física das entidades, suas acomodações, conhecer seus diretores e suas realidades vividas no dia a dia.
Já na sede da Assoleste, o Secretário foi recepcionado pelos prefeitos associados, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, diretores de hospitais, médicos, assessores e convidados, onde falou sobre sua visita a Mantena e sobre os procedimentos e ações que precisam ser adotados e resolvidos na Microrregião para que a Saúde avance ainda mais.
O prefeito Dêgo Reis, entregou ao Secretário Ofício encaminhado em nome de todos os secretários de Saúde do Consonorte, mencionando as necessidades e as demandas do Consórcio, com um plano de trabalho solicitando equipamentos para alavancar a saúde dos municípios.
O Secretário disse da importância dos Consórcios de Saúde no Governo de Minas, e que de antemão, atenderá as petições do Consonorte no que for preciso para melhorar os serviços de saúde prestados pela entidade.
Destacou sobre o “Pacto entre os prefeitos”, pois só através da união e do esforço de todos é que se conseguirá alavancar a saúde da região.
-“Temos duas instituições altamente competitivas. Não adianta ter dois hospitais e nenhum dos dois ter sobreaviso 24 horas, com médicos, anestesista, ortopedista e raio-X, cirurgião. Os municípios gastam uma fortuna em Saúde com hospitais, e que não resolvem os problemas. É inadmissível uma pessoa quebrar um braço e não ser atendida e ser encaminhada para outra cidade, porque não tem um raio-x para fazer o exame e nem o médico para diagnosticar o problema”, disse.
O Secretário mencionou que as medidas precisam ser tomadas imediatamente e que o Governo de Minas, através do governador Antônio Anastasia, é parceiro dos prefeitos. Resolver problemas hospitalares não é fácil, só se consegue em conjunto. Tentando tirar a interferência política para que avancemos e que Mantena possa atender como sede de Micro toda a região.
Os prefeitos aproveitaram o momento fazendo suas colocações ao Secretário sobre a realidade vivida pelos municípios, fazendo sugestões, críticas e solicitações. Uma discussão válida para que a Saúde seja fortalecida e melhor gerida, principalmente em relação ao atendimento dos hospitais em Mantena.
Aproveitando o momento, o presidente da Assoleste Dr. Wanderson entregou um quadro ao prefeito Juliano de Tumiritinga, com as fotos da sua filiação ocorrida em Belo Horizonte com o Governador Anastasia e entregou uma lembrança ao Secretário em nome da associação.
ENTREVISTAS:
Dr. Ronaldson fala sobre a visita do Secretário no Hospital Evangélico de Mantena